abril 03, 2009


I FATuM - Unidos pelo traje (O rescaldo)
Finalmente chegou a o tão esperado dia... o dia do FATuM- Unidos pelo Traje. Nunca mais Setúbal será o mesmo...e este será, sem dúvida, um marco na já modesta história dos SemperT'unos. Meses e meses de preparação para o culminar em 2 dias de alegria, música e de espírito académico, dos quais ainda hoje ressacamos.

Na nossa bela cidade sadina teve lugar o nosso tão falado I FATuM – Unidos pelo traje, Festival de Tunas Mistas. Como já vos havíamos revelado, juntaram-se a nós, neste nosso sonho, quatro tunas convidadas:
• Tu Na D’ESTES: Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra
• ARTuna: Tuna Mista da Escola Superior Artística do Porto
• Enf’Tuna: Tuna Mista da Escola Superior de Saúde de Portalegre
• escstunis: Tuna Mista da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa

Tudo começou no dia 20, com a chegada das tunas pelas 18.00 horas à Escola Secundária de Sebastião da Gama, local onde iriam pernoitar durante as 2 noites do Festival. O convívio entre as tunas decorreu durante a hora do jantar no refeitório do Instituto Politécnico de Setúbal, onde houve tempo para se animarem e prepararem para a grande noite que se aproximava. Noite essa que decorreu no Largo José Afonso de Setúbal, de modo a presentear o público de Setúbal com quatro belas serenatas. As tunas convidadas actuaram e ainda houve oportunidade para estrearmos mais um original acabado de sair: a nova serenata intitulada Triste Lágrima", da autoria do nosso viola Valter (Letra & Música), que foi interpretada por uma grande dupla de solistas (Ana Mata & Bocage). Nesta noite ficaria decidido o Prémio de Melhor Serenata, no entanto as tunas teriam de esperar pelo veredicto até ao próximo dia, durante o Festival. Para animar o resto da noite, o Arraial Académico ficou marcado pela participação especial do artista André Patrão, que animou as hostes, numa festa que se alargou pela noite fora, não houvesse Cerveja e Moscatel com fartura.

Como o sonho ainda estava a meio, o dia seguinte começou cedo e prolongou-se até as forças o permitirem. As tunas foram acordando e alguns apenas tinham vagas memórias do que se tinha passado da noite anterior. Para recuperar forças, o dia começou com o almoço, preparado pelos nossos Caloiros, Aspirantes e Araras. Uma beleza de churrascada! Febra, Pão, Vinho, Suminho, Batatinha, Bifana e mais...Bifana.
Após o almoço as tunas iniciam o seu Passa Calles, o qual decorreu pelas ruas da Cidade de Setúbal, nos seus pontos históricos e tasquinhas. Houve oportunidade para se ouvirem trovadores, senhores de gelados, e claro está .... "o Bigode do Nelo". O Passa Calles, que teve início do Parque da Beira-Mar, terminou horas depois, no Auditório da Nossa Senhora da Anunciada, para permitir um pequeno Check Sound.

Seguiu-se o jantar bem perto do Auditório Nossa Senhora da Anunciada, na Escola Primária da freguesia local, e, claro está, com o decorrer do final da Taça da Liga, os nervos estavam ao rubro, e os vários adeptos roíam as suas capas... o S.L.B. acabou por sair vencedor. Alegria de uns, tristeza de outros...

Mas como tristezas não pagam dividas, o I FATuM acabaria por ter início bem perto das 22h30, com "ligeiros atrasos". Deu-se início ao Festival com um vídeo introdutório que explicava a nossa existência. Seguiu-se um pequeno lait motive do que seria a restante noite, com a apresentação de uma versão especial do nosso hino Unidos pelo Traje.
Tinha assim início o I FATuM com os SemperT'unos a abrirem as hostes. De seguida, rolou o primeiro video introdutório intitulado de A Ressuscitação de Bocage, que explicava a entrega dos convites às tunas participantes. Estava revelado, então, o nosso fiel e importante companheiro nesta árdua tarefa de organizar o I FATuM.


Este companheiro tinha agora, (literalmente) nas suas mãos, a responsabilidade de convidar cada uma das tunas. E começou por Coimbra, pela Tu Na D'ESTES.
Estes estudantes de Coimbra foram a primeira tuna a subir a palco e reinventaram a sua actuação criando um típico ambiente de casa de fados, não fosse o tema do Festival - O Fado. Numa actuação que incluiu a interpretação de adaptações do Fado Português, da Canção de Embalar, e do Homenzinho Pequenino, e dos originais Ressaca, entre outros.


Após a actuação da Tu Na D'ESTES houve tempo para uma pequena acção de sensiblização alusiva aos roazes do Estuário do Sado. Os SemperT'unos associaram-se a esta causa e quiseram despertar consciências. Para tal, convidaram uma representante da Organização Vertigem Azul, Mª João Fonseca, que deixou umas curtas palavras acerca da população de roazes, realçando as constantes ameaças que estes sofrem a cada dia.


Seguia a noite com um video da passagem de Bocage no Porto, para entregar o convite à ARTuna. É nesse momento que surge em palco a seguna tuna convidada para apresentar uma actuação desde logo muito ritmada. Foram interpretados os temas Estudante, Vinho do Porto, ...




De seguida teve lugar um momento de magia, a cargo do SemperMágico e das suas quatro belas assistentes. Foram oferecidos ao público presente na sala, 3 fantásticos truques nunca antes vistos. Um de levitação, um tipíco de cartas e um outros de pura ilusão, que culminou num surpreendente INTERVALO.

O intervalo teve de ser rápido pois a noite já ia longa, no entanto houve tempo suficiente para as gargantas refrescar. Deus-se depois início à segunda parte com a presença do Fadista Nuno Mega, vencedor do I Concurso de Fado Amador de Setúbal, acompanhado por Ricardo Portugal na viola e por Pedro Alvim na guitarra portuguesa.


Tal como a viagem de Bocage, o espectáculo também prosseguiu, desta vez com uma passagem por terras de Portalegre. Foi de lá que veio a EnfTUNA, a terceira tuna a pisar o palco. Uma actuação bem ao tema do Festival, através da criação de momentos de prefácio musical e um pouco de história. Interpretaram temas como Venham Mais Cinco, Portus Alacer, O Caminho...


A hora ia longa, mas Bocage, antes de voltar a terras sadinas, passou por Lisboa, onde conheceu a escstunis. A escstunis brindou-nos com uma actuação digna da cidade do Fado Lisboeta. Foram interpretados temas como A Desfolhada, Oh Gente da minha terra, O Padrinho e Zé Portuga.


E eis que, após as actuações das tunas convidadas, Bocage retorna a Setúbal e apresenta os SemperT'unos, para fechar com prata da casa.
A actuação dos SemperT’unos ficou marcada pela estreia da sua solista Ana Mata com a nova versão de um dos primeiros originais dos SemperT'unos, o "Berço de Bocage". De seguida, a interpretação de uma já conhecida música, o Fado de uma rua qualquer de Jorge Cruz, adorada pelos estudantes da ESS (e não só!). Quase a terminar a nossa actuação, foi tempo de dar a conhecer à nossa cidade e aos "nossos" estudantes, o instrumental original Silêncio Intemporal, pelo qual nutrimos muito carinho. Para terminar, e como não podia deixar de ser, convidámos todos os antigos elementos da tuna para se juntarem a nós, terminando, assim, com o original E se os teus Olhos, da autoria de um dos antigos elementos, José Brasil.

Terminadas as actuações, seguiram-se os "curtos" agradecimentos a todos aqueles que nos apoiaram na realização deste sonho. É Importante realçar que, durante a entrega dos prémios, foi realizado um directo com os Açores, onde a nosa Tuna Madrinha (T.A.S.C.A.) estaria responsável por entregar o prémio Tuna Mais Tuna.

Assim, e após reunião dos votos, o jurí deliberou...e os SemperT'unos entregaram os prémios de:

Melhor Tuna: EnfTUNA
Melhor Serenata: escstunis
Melhor Solista: EnfTUNA
Melhor Pandeireta: escstunis
Melhor Porta-Estandarte: EnfTUNA
Melhor Instrumental: escstunis
Tuna Mais Tuna: ARTuna

O Festival continuou já fora do Auditório, em plena Av. Luísa Todi. Apesar de não serem muitos os resistentes, ainda houve tempo e alegria para a entrega de dois prémios:
Melhor Passa Calles: ARTuna
Tuna Mais Pesada: EnfTUNA

Agradecemos a todos os envolvidos na organização deste I FATuM- Unidos pelo Traje, sem a vossa ajuda não seria possivel, e fica desde já a promessa que para o ano já está marcado o II FATuM- Unidos pelo Traje.


Unidos pelo Traje
e por uma vontade
transportamos para a música
A nossa amizade
Movidos por compassos
dados pelo coração
cantamos melodias
que palpitam...a razão


Até breve, esperamos nós!

Os SemperT'unos

Sem comentários: