junho 05, 2009

II Entretunas



O Final do ano aproxima-se e com ele vêm sempre as toneladas de trabalhos, frequências , exames ... ou seja aquela dor de cabeça dum raio...mas ainda há tempo, para um último Festival do ano, o II Entretunas, Festival de Tunas Mistas de Coimbra, nos dias 30 e 31 de Maio, organizado pelos nossos já conhecidos K&Batuna.
Bem a Aventura rumo ao norte para alguns de nós inicia-se logo na sexta feira dia 29, que fizémos uma pequena paragem (como quem diz pernoitar) em Leiria onde cumprimentámos velhos amigos das tunas que lá se encontravam e fizemos novos amigos, isto de ser SemperT'uno é ir a descoberta de novos horizontes, mesmo que sejam embriagados...
No dia seguinte lá rumámos todos a Coimbra, onde (como sempre) o atraso está sempre presente na nossa chegada , mas desta vez tambem temos de agradecer as direcções e as indicações dadas por uma menina Joana da organização que disse que era ao lado do Estádio Municipal (não sabia ela que Estádio Municipal de Coimbra era completamente fora de Coimbra, coisa que as todas as placas e o nosso GPS acusavam, para além de acusar que haviam 3 estádios na cidade, qual escolher no meio disto tudo???), quando a menina Joana deveria ter dito Estádio Cidade de Coimbra. Pequenas diferenças neste português que é manhoso, que fizeram alguns carros (nomeadamente o do Ervilha e o da Cláudia que passou umas 6 vezes pela Ponte de Santa Clara e ganhou um ódiozinho ao Portugal dos Pequeninos),andar perdido 1 hora e meia.

Depois de toda uma viagem num estilo de city tour de Coimbra, lá chegamos ao nosso destino, onde os nossos Guias já nos esperavam com muita paciencia (grande paciencia tiveram estes santos senhores)e onde o Passa-Calles já havia iniciado, infelizmente tivemos de realizar meio Passa-Calles, pela nossa hora de atraso e viajármos ainda segundo a hora dos Açores. O Passa-Calles foi bastante animado com algumas músicas à mistura, água (muita), jogos tradicionais e 40º de calor, mas alguns de nós safaram-se bem pelo belo chapéu de sol que alguém se lembrara de trazer. Chegando ao nosso destino a Praça da Républica, aproveitamos para nos refrescar com umas belas loiras, que foram indespensáveis para aquela bela tarde.
O jantar seguiu-se com a animação do costume, mas o calor era mais forte que alguns e de facto abateu qualquer pessoa que tentasse fazer muito.
O Festival segui-se no Auditório do IPJ de Coimbra, onde os primeiros a estrear o palco foram a Tum' Acanénica, depois os SemperT 'unos (sim é assim que se escreve o nosso nome), Real Tuna Infantina, Tuna papasmisto e para finalizar a organização K&Batuna.

A actuação dos SemperT'unos ficou marcada pelo alto calor que se fazia sentir dentro daquele auditório, que foi acompanhado por um reportório fresco com algumas estreias. Começando com "Unidos pelo traje" o nosso hino que nos acompanha sempre nestas grandes actuações, "Berço de Bocage", a nova serenata "Triste Lágrima", "Vejam Bem" de José Afonso como alusão aos 35 anos da revolução dos Cravos, passando para o nosso instrumental "Silêncio Intemporal" o qual estreámos a praticamente à 1 ano num Festival também ele em Coimbra. Aqui fica a alusão à sua estreia e a tudo o que passámos desde dessa altura! Para finalizar o nosso Original "E se os teus Olhos", e o novo grande Hit SemperT'unos com estreia no II Entretunas... o Grande...o Único ... o Pontiagudo... " O Bigode do Nelo".

De seguida era necessário refrescar todo o corpo! Lá fomos buscar as belas das latas da cerveja! Que engraçado desapareceram num instante!
Na altura da entrega de Prémios os Juri estipulou:
Melhor Estandarte: Tum' Acanénica
Melhor Pandeireta: SemperT'unos
Melhor Original: Tum' Acanénica
Tuna Mais Mista (Melhor Arranjo Vocal): Real Tuna Infantina
Melhor Instrumental: Real Tuna Infantina
"O Maior da Aldeia": SemperT'unos
Tuna Mais Tuna: Tunaspapasmisto
Melhor Tuna: Real Tuna Infantina

De Seguida a Festa seguiu-se na Associação Académica de Coimbra, onde durou até de manhã, como seria de esperar. Alguns de nós tivémos de partir antes do almoço, uma Queima das Fitas nos esperava em Setúbal, mas alguns resistentes ainda prevaleceram.
A todas as Tunas presentes agradecemos o já costume convivio, gostamos muito de voltar a ver velhos amigos e companheiros nestas andanças, adoramos voltar a Coimbra à cidade do estudante amado e criado.
Aos nossos Guias (Mariana do mau feitiu e ao Tubas) que tinham muita paciencia (lol) o muito obrigado pela vossa boa disposição.

Para a K&Batuna o nosso muito obrigado pelo convite, espermos voltar a encontrarmo-nos em breve.


Coimbra até à próxima....


SemperT'unos

2 comentários:

Anónimo disse...

pescas: só uma orrecção quem ganhou o prémio de maior da aldeia não foram os SemperT'unos mas sim o Ervilha, Magister dos Semper

ERvilha disse...

Tal como disse no festival aquele prémio não é meu, porque não há prémios individuais, uma pessoa não pode ser a maior da dita aldeia se não tiver uma tuna que seja a maior da aldeia... que pelo menos naquela noite eu sei que nossa Tuna foi a Maior da Aldeia, e fizemos aquilo que nos comprometemos fazer em todo o lado... Partir O Palco... e nòs sabemos bem que partimos aquele palco em Coimbra, e roubamos aquela noite... os prémios ali não são sinónimos de nada... as a forma como nos divertimos sim é sinónimo de uma "melhor Tuna ou uma Melhor da Aldeia"

Obrigado SemperT'unos por serem os SemperT